5 de abril de 2015

Atividade Avaliativa - Primeira Guerra Mundial


Atenção alunos do 9º A 

Leia o texto a seguir e clique neste link para responder a atividade.

Prazo: 06/04/2015 à 17/04/2015

Mudanças provocadas pela guerra


        A Primeira Guerra Mundial trouxe profundas mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais. Durante o conflito, os governos dos países combatentes passaram a dirigira a economia para garantir o fornecimento de armas, munições e suprimentos aos soldados, além do abastecimento à população civil. Cresceram as importações de carvão, ferro, nitrato do Chile (para fabricação de explosivos), alimentos e tecidos entre outros itens.
Para custear as despesas de guerra, os países europeus contraíram enormes dívidas. Os Estados Unidos, apesar de neutros até 1917, fizeram grandes empréstimos aos aliados.
Com a maior parte dos homens em combate, as mulheres foram chamadas para trabalhar nas fábricas e em todas as atividades, nas cidades e nos campos. O trabalho feminino garantia o sustendo das famílias. Milhares de mulheres se alistaram como enfermeiras nos hospitais de campanha. Também adolescentes, idosos, prisioneiros e habitantes das colônias participaram do esforço de guerra.
À medida que a guerra se prolongava, crescia as dificuldades da população: racionamentos, falta de alimentos, aumento de jornadas de trabalho nas fábricas, alta de preços, além de perdas materiais e humanas. Para manter o moral dos soldados e dos civis, os governos recorreram à propaganda. Cartazes, revistas, jornais, livros, cadernos escolares e até embalagem de cigarros e alimentos traziam imagens e frases encorajadoras, apelando para o patriotismo dos cidadãos. Porém, tornava-se cada vez mais difícil manter o entusiasmo dos soldados contra os inimigos. Pouco a pouco, cresceram as deserções e os motins contra os oficiais.
O balanço da guerra foi trágico: entre 9 e 10 milhões de mortos. Por toda parte restaram cidades destruídas, regiões agrícolas devastadas e enormes dívidas de guerra. O Tratado de Versalhes, de 1919, firmou a paz, considerou a Alemanha culpada pela guerra e lhe impôs pesadas condições: perda de colônias na África e de parte de seu território; desmilitarização e pagamento de uma indenização aos aliados.

A guerra acabou com os grandes impérios d Alemanha, da Áustria, da Turquia e da Rússia, esta última abalada também por uma revolução interna. Formaram-se novos países na Europa e no Oriente Médio. Os países europeus perderam a supremacia mundial para os Estados Unidos, que saíram da guerra como a maior potência capitalista.